Se outubro foi inteiro dedicado à prevenção do câncer de mama , novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil e doença com mais de 60 mil novos casos identificados em 2012, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, promovem, com ações em todo o Brasil, a campanha NovembroAzul . Com o tema “Um toque, um drible”, o objetivo é conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos. De acordo com a SBU, 90% dos casos descobertos no início são curáveis.
As ações do Novembro Azul preveem, além de iluminação azul em pontos turísticos de todo o país, distribuição de panfletos informativos e entrega de lista de sugestões a parlamentares (entre elas a criação de centros de referência em saúde do homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres).
PrevençãoO câncer de próstata pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal (que ainda enfrenta a resistência de muitos homens por causa do preconceito). Rápido e indolor, é por meio do exame de toque que o urologista poderá detectar anormalidades da próstata e solicitar exames complementares (de sangue, ultrassom e biópsia).
A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen masculino. O câncer de próstata acontece quando há uma multiplicação anormal das células dessa região. A doença demora a se manifestar. Assim, para não ser descoberta em estágio avançado, são necessários exames preventivos constantes.
Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas e negras têm mais risco de desenvolver a doença. Portanto, vá ao médico! Mesmo na ausência de sintomas, a recomendação é que homens a partir dos 45 anos de idade (ou dos 40, se houver histórico familiar) consultem anualmente o urologista. POR SIDNEY SELLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário