quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cerveja faz bem à saúde, você não sabia?

CERVEJA VINHO Cerveja faz bem à saúde, você não sabia?

De vez em quando algum médico aparece nos telejornais dizendo que uma tacinha de vinho ao dia faz muito bem para a saúde, fortifica o coração e tudo mais, certo? Mas, mesmo que menos anunciados, a cerveja também tem os seus benefícios para a saúde.
Segundo as informações transmitidas no Simpósio Internacional Beer & Health, realizado em Bruxelas, na Bélgica, a cerveja – mesmo que em menor quantidade, também tem seus polifenois – a substância presente no vinho que faz com que ele seja tão saudável.
Luiz Pimentel, diretor de conteúdo, acompanhou o evento e fez um texto falando sobre o bem que a cerveja, se consumida sem exageros, também faz para o nosso organismo.
Acompanhe:
Uma taça de vinho X uma latinha de cerveja
De tempos em tempos, descobrem mais algum benefício da cerveja. As estrelas desta vez são os polifenois contidos na bebida – conforme apontou a sétima edição do Simpósio Internacional Beer & Health, em Bruxelas.
Os polifenois são substâncias fabricadas pelas plantas como defesa. Nos seres humanos, elas funcionam como anti-inflamatórios, antibióticos e até antioxidantes – que prolongam a nossa juventude.
Sabe quanto todo mundo te recomenda uma taça de vinho ao dia? Pois é, são pelos tais polifenois, presentes em alta concentração especialmente no vinho tinto.
Na cerveja, eles estão presentes em menor quantidade: uma lata da bebida contém 100g de polifenóis contra os cerca de 300g presentes em uma taça de vinho. Mas é importante saber que eles também estão ali.
Outros alimentos ricos nos tais polifenois, para quem quer turbinar a dieta saudável, são: chá verde, chocolate amargo e soja.
CERVEJA 300x198 Cerveja faz bem à saúde, você não sabia?
Faixa bônus: cerveja deveria estar na base de uma dieta saudável!
Durante esse simpósio, falou-se também sobre a “descoberta” de que a cerveja deveria estar na base da dieta mediterrânea – considerada uma das mais saudáveis a serem seguidas. Afinal de contas, a cerveja nasceu na Mesopotâmia, quer algo mais mediterrâneo?
Tem mais texto do Pimentel para a gente entender melhor:
Cerveja na dieta mediterrânea já!
Um dos melhores apontamentos do simpósio internacional veio de uma pesquisadora espanhola:
— Cerveja nasceu na Mesopotâmia. Deveria estar na Dieta Mediterrânea!".
A tal dieta mediterrânea ganhou popularidade nos anos 90, quando se percebeu que habitantes da região do Mediterrâneo tinham expectativa de vida maior. A alimentação deles é baseada naquela conhecida pirâmide, que mostra uma base maior com legumes, verduras, cereais integrais e afins, em contraposição a um vértice menor preenchido com alimentos pouco funcionais.
Com as recentes descobertas sobre a cerveja, incluindo aqui a sua concentração de polifenois, a pesquisadora defendeu que a cerveja deveria entrar na base maior dessa dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário